Gizmodo Brasil

domingo, 12 de junho de 2011

IOS5

Notification Center.

Notificações: Sabe aquelas bolinhas vermelhas do lado direito dos ícones, como msgs, e-mails, facebook, dentre outros? Elas irão sumir! Graças ao notification center, aplicativo do IOS 5. 
No notification center estarão ao mesmo tempo todas as notificações supracitadas, portanto, você não será mais interrompido com aqueles pop-ups quando estiver jogando, já que todas as notificações estarão contidas no centro de notificações, facilitando e dando uma maior praticidade a todos nós, amantes da apple. Para manusear esse aplicativo,é só deslizar três dedos da parte de cima da tela até a parte de baixo e.. pronto! Seu serviço de notificações aparecerá, informando-lhe as ultimas novidades.

Newsstand.

O  Newsstand permite que você baixe e acesse os seus periódicos informativos, ficando assim cada vez mais conectado ao mundo globalizado, e de maneira rápida e fácil. É importante ressaltar que diversas editoras de renome internacional já estão na Appstore, tais como: Vanity Fair, National Geographic dentre outras. Um boa pedida pra quem gosta o iBook.

Twitter.

Quem não gostaria que o seu iPhone, iPad e iPod Touch estivessem integrados com o tão popular Twitter?
Com o novo iOS, os seus iAparelhos estarão integrado com o passarinho azul. Você só precisa ir em Ajustes no seu próprio aparelho, e adicionar as informações do login. Pronto, a partir de então você já estará integrado ao mundo Twitter.
Essa integração é suportada pelos aplicativos: Câmera, Photos, Safari, YouTube e Mapas. 
Agora você pode tirar uma foto e fazer o upload rapidamente para a sua rede social. Ou seja, preparem-se para fotos cada vez mais bizarras!

Safari.

Com o novo Safari, a navegação na net ficou muito mais fácil, "limpa" e dinâmica.
O Reader - que, para quem já usa o Safari no seu Desktop sabe - serve para que possamos ler somente o que nos interessa no site, removendo atalhos de navegação, propagandas e todas as coisas que porventura possam distrair a nossa leitura.
Outra funcionalidade bastante interessante que a Apple implementou no Safari foi o Reading List, ou seja, trata-se de uma Lista de Leitura que possibilita que você marque os sites que você deseja ler posteriormente.
A leitura por abas foi implementada também no iOS 5, porém só foi divulgada a sua utilização para o iPad por questões de dimensões da tela.
Este aplicativo, na minha concepção, foi uma das melhores mudanças que a Apple nos trouxe.

Mail.
O Mail, segundo Forstall, é um dos aplicativos mais usados em aparelhos com iOS.
 No iOS 5 o aplicativo ganha a capacidade de adicionar formatação ao texto (como negrito, itálico e sublinhado). Também é possível arrastar endereços entre os campos Para: e Cc:, e há suporte a “flagging”, para marcar mensagens importantes. 
Outra novidade importante é a capacidade de fazer buscas no texto completo das mensagens, o que inclui também mensagens que não tenham sido baixadas para o aparelho, mas estão presentes no servidor.
 No iPad, é possível fazer um gesto para retornar à Inbox quando em modo retrato.
Usuários do Exchange também receberam atenção, com a adição de suporte ao padrão S/MIME. Um ícone de cadeado aparecerá no campo do destinatário para indicar quando você está enviando uma mensagem criptografada. 
Durante a demonstração do Mail, Forstall mencionou que o dicionário será integrado ao iBooks, que permite clicar em uma palavra para ver sua definição, novidade essa que estará disponível em todo o sistema no iOS 5. 
Outro novo recurso mencionado por Forstall é um teclado dividido, que tem como escopo facilitar a digitação com os dedões: basta tocar e arrastar um botão para mudar o teclado e posicioná-lo da forma que achar mais confortável na tela, e o ajuste será lembrado por todos os aplicativos.
Como o próprio nome diz o iMassage é um aplicativo de mensagem que utiliza a rede de dados (3g, edge e wi-fi) para envio e recepção de mensagens(SMS e MMS), conversas em grupo, confirmação de envio e recebimento da mensagem, dentre outros.  E tudo isso feito de forma criptografada. Quem usa o Blackberry e já utilizou o BBM é bem maus fácil imaginar, pois a idéia é praticamente a mesma, porém com muito mais recursos. 
Cabe mencionar outro aplicativo que, hoje em dia, temos na Appstore e que desempenha o mesmo papel é o Whatsapp.

Lembretes.

Quem nunca entrou na App Store e viu que ela está repleta de aplicativos que prometem nos lembrar de algo como afazeres, datas e afins? Por esta razão, super ultra mega master blaster plus advanced a Apple implementou no novo iOS um App de lembretes.
O aplicativo "Lembretes" suporta múltiplas listas de  "to-do" e todas elas associadas a datas e locais. O melhor deste aplicativo é que ele é integrado com o gps, por esta razão, você pode pedir para o "Lembretes" lhe avisar somente quando estiver chegando em certo local ou quando sair de algum lugar. Por exemplo: Entro no "Lembretes" e crio um afazer do tipo "ligar para fulana quando sair daqui", após criar, coloco a minha localização e, quando eu sair deste raio que me localizo, o "Lembretes" vai me avisar que tenho que ligar para a "fulana". É ou não é a nossa salvação para nunca esquecer de ninguém? 

Câmera.

Vocês sabiam que a câmera do Iphone é a segunda mais popular do Flickr? Pois é, e ela terá ainda mais atributos no novo IOS.
No iOS 5 você vai poder tirar foto apertando no botão do volume "+" como se fosse uma câmera de fotos e seu botão que todos nós gostamos.
 também poderemos tirar foto com o cel bloqueado. Sim, mesmo se ele estiver bloqueado com senha, você vai poder tirar foto rapidamente. O ícone de acesso à câmera na tela de bloqueio ficará ao lado do "desbloquear" ou, se tiver em inglês, do "slide to unlock". Ao clicá-lo, você terá acesso rapidamente a sua câmera sem precisar de senha( isso é ótimo para aqueles momentos ímpares que precisam ser fotografados) e, as suas fotos ficarão todas na (biblioteca?), ou seja, só terá acesso a elas se digitar a senha, portanto, você pode ficar despreocupado que ninguém vai ver "aquelas" suas fotos hahahahaa.


Pc Free.

Forstall declarou que pessoas querem comprar iPhones e iPads sem precisar ligá-los a computadores para ativação ou atualizações do sistema. A partir do iOS 5, iPhones e iPads mostrarão uma tela de configuração quando ligados pela primeira vez, permitindo que a “ativação” seja feita no próprio aparelho.
Atualizações do sistema operacional também serão feitas “pelo ar”, usando uma conexão Wi-Fi ou 3G, sem a necessidade de sincronia com o iTunes. Também não é mais necessário plugar o aparelho ao computador para fazer sincronia de dados (isso poderá ser feito via Wi-Fi), e um novo sistema de “Delta Updates” (que atualiza apenas as partes que mudaram em um aplicativo, em vez do aplicativo inteiro) tornará as atualizações de aplicativos muito mais fáceis e rápidas.
Forstall disse que, como parte do processo de “cortar o cordão com o PC”, a Apple buscou eliminar situações onde os usuários eram forçados a voltar para seus computadores em vez de usar diretamente seus aparelhos como iOS. Várias tarefas, como adicionar e excluir calendários, criar e excluir caixas postais e a já mencionada edição de imagens, agora podem ser feitas nos aparelhos, ajudando a eliminar a necessidade de um PC.


Game Center.
O iOS é “a plataforma de games mais popular do planeta”, disse Forstall.
 O Game Center completou nove meses de idade, e agora tem 50 milhões de usuários (o Xbox Live tem 8 anos e 30 milhões de usuários).
 O aplicativo Game Center ficou mais social, permitindo que o usuário adicione uma foto ao seu perfil, compare seu desempenho com o dos colegas usando o Achievement Points, veja quem são os amigos de seus amigos, recomende amigos e jogos. E no iOS 5 o Game Center terá suporte a jogos em turnos (como Words with Friends), integrado ao sistema operacional.



Outras funcionalidades.

De acordo com Forstall, estes são apenas 10 dos mais de 200 novos recursos no iOS 5. Um slide final mencionou vários deles: espelhamento da tela de um iPhone ou iPad na TV via AirPlay, sem fios, sincronia via Wi-Fi com o iTunes, novos gestos multitoque para alternar entre aplicativos, um novo aplicativo de música no iPad, suporte a dicionários pessoais, previsão do tempo atualizada de hora em hora, atalhos de digitação, rotas alternativas no aplicativo de mapas e muito mais.
O iOS 5 estará disponível aos consumidores entre setembro e dezembro deste ano, e irá rodar em todos os iPads, no iPhone 3GS e 4 e nos modelos de terceira e quarta geração do iPod Touch.


Como vocês podem ver, Apple irá trazer muitas novidades com o seu novo IOS. Esses citados acima, são apenas alguns aperitivos que foram mostrados e explicado na WWDC(Conferência para desenvolvedores em São Francisco, EUA).
Eu estou super ansioso para a chegada do novo IOS e não vejo a hora de revira-lo de cabeça pra baixo. E vocês?
Atenciosamente, 
Sérgio Henrique Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário